Confira a 16ª edição da Carta do Seguro

A 16ª edição da Carta do Seguro traz algumas boas notícias para os profissionais do setor de seguros. O documento avalia o comportamento do mercado na média móvel dos últimos 12 meses até janeiro de 2018 e mostra que, entre os segmentos que se destacaram, com uma recuperação forte, estão, por exemplo, o de Automóvel, que cresceu 6,8%, antes 6,6% de janeiro de 2017, e ramos habitacional (com alta de 9,8%; patrimonial – massificados (9,4%), devido aos crescimentos dos produtos residencial, condomínio e empresarial); e crédito e garantia (18%).

Já o VGBL tem queda creditada ao ciclo econômico e à redução da taxa Selic. “A diferente dinâmica dos vários segmentos do setor de seguros pede análise mais desagregada dos totais, bem como a consideração de sazonalidades, que são claras nesse mercado. As análises devem considerar, pelo menos, a segregação do comportamento do mercado entre os ramos de patrimônios e responsabilidades (Ramos Elementares), de vida e previdência (Pessoas) e de Capitalização. E também as divisões dentro dos dois primeiros agrupamentos”, explica o presidente da CNseg, Marcio Coriolano, na 16ª edição da Carta do Seguro.

O dirigente lembra que, sob esse ângulo, ainda pelas séries de 12 meses móveis que retiram sazonalidades, em janeiro, o segmento de RE prosseguiu em recuperação resiliente, com crescimento de 6,8% (contra os 6,6% em 2017). “Destaque para o ramo Automóveis, que cresceu 7,2%. Merecem registro também os ramos Habitacional (9,8%), Patrimonial – Massificados (9,4%), devido ao crescimento dos produtoscResidencial (condomínio e empresarial) e Crédito e Garantia (18,0%)”, afirma.

Confira os pontos destacados por Coriolano e a análise conjuntural do economista da Escola Nacional de Seguros Lauro Faria, que também aborda a retração de 23,4% do VGBL em aportes e prêmios, justificada pela redução da taxa Selic e seu consequente impacto sobre a rentabilidade desses planos em http://cnseg.org.br/data/files/3B/71/4E/3E/4DD42610195CF226F98AA8A8/Carta%20do%20Seguro%20CNseg%20-%2016.pdf.

Autor: CQCS | Ivan Netto