Como planejar as vendas de seguros para 2022

Vendas de seguros em 2022 devem ter um aumento conforme as projeções do setor

O ano de 2021 foi positivo para o mercado segurador, alguns produtos tiveram uma alta considerável e isso deve continuar em 2022. As vendas de seguros são otimistas e os corretores já se preparam para elas.

Para que se faça um planejamento é preciso entender as tendências e como anda o setor. Se pretende bater as metas, veja algumas dicas de como planejar as vendas de seguros em 2022.

Esteja atento aos novos serviços

As mudanças feitas pela SUSEP possibilitaram que as insurtechs chegassem ao mercado com maior facilidade. Elas trazem produtos inovadores combinados com tecnologia e preços mais acessíveis.

Outra mudança foi a possibilidade de o consumidor ter flexibilidade ao escolher as coberturas que deseja. É preciso ter essas informações claras para oferecer exatamente o que o cliente espera.

Por exemplo, há quem busque por um seguro de carro temporário e agora pode ter isso. Há os que querem o seguro tradicional, mas com cobertura apenas para alguns casos e isso é realidade.

Inclua todas as possibilidades no portfólio de vendas para que quando forem solicitadas estejam disponíveis.

Defina quem são os clientes

O planejamento de vendas de seguros começa sabendo quem são os clientes em potencial. É preciso definir as pessoas e público-alvo para conseguir trabalhar com eles.

Comece o planejamento definindo quem deve ser atingido pelas ações que serão realizadas. Quanto mais informações tiver sobre a pessoa, mais fácil será de direcionar as ações e conseguir ter bons resultados.

Aposte no multicanal para vendas de seguro

Os clientes estão cada vez mais conectados e a pandemia deixou isso evidente. As vendas de seguros cada vez mais ocorrem de forma online e com a utilização de diversas plataformas.

Usar sites, redes sociais e outros canais trazem resultados, principalmente se combinados com outras estratégias. É preciso estar presente nas plataformas e apostar na tecnologia para melhorar os processos e conseguir resultados.

Se aperfeiçoe para ser um consultor de risco

O perfil dos clientes mudou nos últimos anos, eles não querem apenas conhecer os produtos. Buscam soluções em seguros que tragam benefícios e esses possam ser percebidos.

O corretor precisa se capacitar para conseguir oferecer esse tipo de atendimento, e o aprendizado deve fazer parte do planejamento de vendas de seguros.

Organize-se para que possa fazer cursos e adquirir novos conhecimentos sobre esse mercado que está em constante transformação. Um deles deve ser a área de consultoria como corretor.

O consultor ele atua como um identificador de necessidades e oferece um produto que parece ser feito sob medida para o cliente. Com essas soluções personalizadas é muito mais fácil efetivar as vendas.

Planeje as metas

Com base na projeção do setor de seguros e os números do ano passado é possível fazer um planejamento das vendas. Elas devem servir como metas a serem atingidas e todos os corretores da equipe precisam conhecê-las.

As metas devem ser projetadas para serem alcançadas e precisam estar em constante acompanhamento. Em caso de desvio, ações devem ser realizadas para que se retorne ao plano inicial.

Defina o orçamento

Não tem como planejar as vendas sem conhecer os recursos disponíveis para investir. Se existe dinheiro para divulgação é mais fácil chegar a potenciais clientes e dessa forma vender.

É preciso definir o orçamento que poderá ser aplicado em divulgação, campanhas de retenção e outros. Ele deve ser viável e alinhado com as metas de vendas e resultados reais alcançados.

É com base nessa informação que poderão ser definidas as ações a serem realizadas.

Adote ferramentas de CRM

O planejamento de vendas de seguros deve contar com o conhecimento da jornada do cliente e seu histórico no relacionamento com a empresa.

A tecnologia é essencial nesse aspecto e ter um CRM ajudará nesse ponto. Com essa plataforma é possível extrair dados valiosos que ajudam na tomada de decisão. É possível determinar quais ações trazem resultados ou não.

Além disso, aproxima o consumidor. Se sabe em que etapa da compra ele se encontra e saber o que ele já vivenciou ajuda no direcionamento.

Aposte na proteção de dados

Não se pode falar de vendas de seguros sem citar a proteção de dados. Os clientes estão preocupados como as suas informações serão usadas e por quem.

Apostando em multicanais e solicitando as informações dos clientes para apresentar as propostas de cotação é preciso definir políticas. Deixe claro como os dados são usados e para que finalidade, isso gera confiança.

As pessoas se sentem mais seguras em fornecer as informações, o que faz com que haja maiores chances de uma venda ser efetivada.

O planejamento das vendas de seguros não deve pensar apenas nas ações diretas com os consumidores. Ele deve olhar os bastidores e entender todos os processos que estão envolvidos.

Texto de Jeniffer Elaina, do SeguroAuto.org

Autor: Revista Seguro Total