Para Marcela Dantas, da Icatu Seguros, mulheres devem acreditar no próprio potencial

Com formação em Relações Públicas, Marcela Dantas assumiu a gerência da Icatu Seguros no início da pandemia, em 2020. “Foi desafiador. Estávamos em um momento em que a sociedade se sentia tão vulnerável e precisava de proteção financeira, algo que assistisse, em alguma medida, as pessoas e as famílias em meio à dor. Ter vindo trabalhar em uma seguradora de pessoas só reforçou, para mim, o valor e a importância da vida”, disse ela.

Com uma carreira de 24 anos desenvolvida nas áreas de Marketing e Comunicação Corporativa, Marcela atuou em empresas dos segmentos de Cultura e Entretenimento e Telecomunicações e, também, em agências de comunicação e eventos. “Sou apaixonada por gestão de pessoas, gosto de desenvolver e aprimorar talentos. Mas o que realmente me move é o propósito de construir marcas fortes”, enfatizou.

Por isso, ela considera ter vivido um momento muito especial na Icatu, quando, em no ano passado, quando foi lançado o projeto do novo posicionamento de marca da companhia. “Tivemos, minha equipe e eu, um envolvimento intenso e 100% dedicado a esse projeto. Materializar o propósito de uma empresa é algo muito marcante e nos exige um olhar atento para todas as comunicações”, revela

Marcela considera que a área de Marketing tem o papel de provocar, propor e pautar a representatividade às comunicações de uma empresa, de uma marca, conferindo a importância que o assunto merece junto à sociedade. Isso faz com que a executiva seja uma apaixonada pelo que faz.  “A área de Marketing tem uma intensidade que me alimenta. A Comunicação, de modo geral, está se reinventando a cada dia, e essa sensação de que ainda tenho muito a aprender e a evoluir também me instiga”, diz. 

Ela considera que teve uma construção de carreira bastante evolutiva quando começou na área de eventos fazendo produção. ”Depois atendia e produzi; em uma outra oportunidade passei a só atender e, na sequência, virei cliente. O que me proporcionou um olhar mais estratégico e amplo”, analisa. 

Marcela disse colecionar muitas conquistas na carreira, mas considera que a melhor delas é desenvolver uma carreira bem-sucedida no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, criar o filho com proximidade, diálogo, dignidade e tempo de qualidade com ele. “É uma grande conquista pessoal para mim”, revela.

Mãe do Gabriel, um adolescente de 12 anos, Marcela diz que conciliar a vida de executiva à vida de mãe é sempre um desafio. “Como mulher, nos cobramos muito. Tento conciliar muito bem esses dois papéis há 12 anos e, pelo tempo, acho que cheguei em um formato que aparentemente funciona”, relata. Mas ainda assim, ela diz que continua com a sensação de que a cada dia há um aprendizado diferente. 

Por isso, estar com o filho e os dois cachorros da família é o grande prazer que ela tem na vida. “Programamos o nosso tempo livre para aproveitarmos cada minuto juntos. Sol, praia, natureza, futebol… são programas que amamos fazer juntos. Andar a cavalo é também sempre uma alegria”, conta.  

Apesar de ainda ser preciso lutar e cobrar direitos dentro da sociedade, Marcela considera que houve avanços importantes com ocupação de alguns espaços. Para Marcela, as mulheres têm um grande futuro pela frente em qualquer área.  

“Quando paro para analisar a minha carreira, percebo que em todas as minhas experiências profissionais tive mulheres de muita potência por perto, que, inclusive, ajudaram na minha formação profissional e me inspiraram a ter essa clareza desse papel que a minha profissão tem”, diz. 

Ela conta que já teve a oportunidade de formar mulheres incríveis ao longo de sua trajetória profissional. “Na minha última experiência, por exemplo, formei uma sucessora que assumiu a gerência da área quando eu saí. É gratificante ver outras mulheres conquistando cargos importantes e ver que as influenciamos positivamente”, revela.  

Ela diz que na Icatu, a evolução é muito positiva com metade da empresa sendo composta por mulheres. “Em cargos de liderança, a nossa representatividade é de cerca de 44%. Neste aspecto, tenho orgulho de trabalhar em uma companhia diversa quando falamos de gênero. Mas tenho clareza que o mercado como um todo ainda tem muito o que evoluir nesse sentido”, destaca.  

Para ela, a companhia entende a importância da diversidade e da importância da valorização da competência da mulher. Ela conta que no prédio onde funciona a nova sede da Icatu, no Rio de Janeiro, temos uma sala exclusiva para amamentação, com aparelho apropriado para a retirada e acondicionamento do leite materno. “É um ambiente confortável e privativo para as funcionárias que são mães”, revela.  

Por isso, Marcela diz que mulheres precisam acreditar nelas mesmas. Individualmente e no coletivo porque as mulheres precisam perceber que juntas são sempre mais fortes e melhores, em todos os aspectos. 

“Minha vida não seria a mesma se eu não tivesse mulheres tão incríveis por perto, como a minha mãe, a minha avó, a minha irmã, a minha madrinha e tantas amigas e colegas, todas mulheres inspiradoras. O mundo está repleto de grandes mulheres que deixaram sua marca na história, nas mais diversas áreas. Eu acredito, enquanto mulher, que precisamos buscar todas as oportunidades e acreditar sempre no nosso potencial para entregar os melhores resultados”, finaliza.