Fonte: CQCS
A Superintendência de Seguros Privados (Susep) e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para criar o Laboratório de Inovação em Seguros (LabSeg), uma iniciativa que promete transformar a forma como o setor de seguros é supervisionado no Brasil. O LabSeg nasce com a missão de aplicar inteligência artificial, matemática avançada e ciência de dados para tornar os processos de regulação e supervisão mais ágeis, inteligentes e preparados para os desafios tecnológicos do mercado.
Ao unir o conhecimento técnico da Susep com a competência científica do IMPA, a parceria busca desenvolver ferramentas inovadoras capazes de lidar com problemas complexos e acompanhar o ritmo das transformações do setor. A ideia é trazer inovação para os modelos regulatórios tradicionais, através de soluções mais dinâmicas, eficazes e conectadas com a realidade digital da economia atual.
“A Susep entende que, para acompanhar a evolução tecnológica da economia, é essencial que os modelos regulatórios sejam dinâmicos e capazes de enfrentar os desafios crescentes trazidos pelo avanço da tecnologia nos últimos anos”, afirma Airton Almeida Filho, Diretor de Regulação Prudencial e de Estudos Econômicos da autarquia.
A colaboração entre as instituições foi estruturada em eixos estratégicos que abrangem: tecnologias de apoio à decisão para regulação e supervisão; tratamento e modelagem de dados; inovação nos processos regulatórios e de supervisão; aplicação de inteligência artificial (IA) para otimização de processos; desenvolvimento de soluções técnicas; e promoção da sustentabilidade no setor de seguros. Dessa forma, o laboratório contará com a participação ativa de especialistas do IMPA, por meio do IMPA Tech e do Centro PI, além de equipes técnicas da própria Susep, combinando iniciativas acadêmicas e práticas, permitindo ao órgão regulador uma forte integração com o ambiente acadêmico e tecnológico do instituto.
Com o uso de algoritmos avançados e técnicas de aprendizado de máquina, a superintendência pretende melhorar sua capacidade de análise, identificar padrões e riscos com maior precisão e responder rapidamente a situações críticas, aumentando a eficácia das decisões regulatórias. “Acreditamos muito no potencial de interação entre academia e empresa e no papel da matemática na geração de riqueza e negócios”, comentou Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA, durante o lançamento do LabSeg.
Já Alessandro Octaviani, superintendente da Susep, reforça que a iniciativa vai além da inovação técnica. “O LabSeg tem o potencial de fortalecer os mecanismos de proteção ao consumidor e ao investidor, contribuindo para a construção de um sistema regulatório mais resiliente e proativo, alinhado às políticas de inovação e sustentabilidade do país. Esse impacto positivo poderá se refletir não apenas no fortalecimento da supervisão, mas também na adoção de práticas sustentáveis e tecnológicas pela Susep”, explica.