Tokio Marine destaca oportunidades no Seguro Garantia durante o Conec 2025

Fonte: CQCS | Adriane Sacramento

Segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), nos primeiros dois meses do ano, a modalidade de Seguro Garantia expandiu 29,7% em relação ao mesmo período do ano passado, considerando o valor de prêmios totais. O produto foi destaque no segundo dia do Conec 2025, em 26 de setembro, durante debate promovido pela Tokio Marine sobre crescimento do mercado e oportunidades para corretores.

Carol Ayub, diretora de Riscos Financeiros da Tokio Marine, ressaltou a importância de entender o Seguro Garantia em sua totalidade para potencializar negócios. “O seguro garantia é muito estratégico para o corretor de seguros por abrir oportunidades para outras linhas de negócios, passando por vários departamentos das empresas”, destacou a executiva. “Trata-se de um produto que vai desde pequenas até as grandes corporações”, lembrou. 

Com a Lei nº 14.133/2021, que atualiza as normas de licitações e contratos, o Seguro Garantia ganhou ainda mais relevância no mercado. “As empresas públicas precisam contratar serviços e realizar obras. Como o Seguro Garantia é obrigatório pela Lei de Licitações, isso já facilita a abordagem do Corretor ao cliente, uma vez que consta em uma legislação e precisa apenas de estímulo”, apontou Carol. 

O segmento demonstrou grande potencial de crescimento, especialmente em segmentos ligados a litígios e obrigações judiciais. Em 2024, foram R$ 3 bilhões de ações trabalhistas. “Esse número mostra o universo que podemos explorar a partir das modalidades de Recursal e Depósito Trabalhista”, afirmou a executiva.

Investimento contínuo da Tokio Marine

O Seguro Garantia da Tokio Marine oferece diversas coberturas básicas, como Adiantamento de Pagamento, Construção, Depósito Recursal, Execução Fiscal, Judicial, Imobiliário, Pagamento de Energia e Gás Natural e Prestação de Serviços, entre outras. 

No último ano, a Tokio Marine trabalhou fortemente no plano de expansão do Seguro Garantia fazendo investimento em pessoas, tecnologia, sistemas e estruturas. A Seguradora implementou Inteligência Artificial nos processos de subscrição e análise de crédito, dando maior autonomia aos Corretores, dando maiores limites na ponta para agilizar o dia a dia. “Capacitamos nossos Corretores com treinamento para que eles possam atender seus clientes em um espaço curto de tempo”, destacou Carol.

Confira aqui o registro do debate.